/apidata/imgcache/c6815b5c82db5d4cfbba55beb5dced63.jpeg?banner=header&when=1770018005&who=220
/apidata/imgcache/20a1984ee72e29ed46a44e42ade4e864.png?banner=top&when=1770018005&who=220

Portal Esther de jornalismo ambiental é lançado com apoio do Mais Pelo Jornalismo (MPJ)

Pela primeira vez, veículos locais e segmentados do Brasil recebem apoio tecnológico para a sustentabilidade financeira e o Portal Esther de jornalismo ambiental foi selecionado

Atualizado em 18/12/2025 às 02:12, por Rosiana Alda.

Fernanda Lara promove palestra, durante o Congresso da Abraji, para explicar os propósitos do Mais Pelo Jornalismo (MPJ)

Fernanda Lara promove palestra, durante o Congresso da Abraji, para explicar os propósitos do Mais Pelo Jornalismo (MPJ) | Foto: Rosiana Alda

A Agência Esther passa a ter um portal dedicado à agroecologia, alimentação saudável, meio ambiente, saúde e direitos humanos com apoio tecnológico do Mais Pelo Jornalismo (MPJ), uma iniciativa da Fernanda Lara (I´Max). O apoio inclui a hospedagem, práticas de segurança digital, espaço para anúncios publicitários e caminhos para melhorar o relacionamento entre os jornalistas e a sociedade.  

O Portal Esther é um desejo antigo: fazer jornalismo ambiental com escuta ativa das necessidades da população, mas principalmente com uma pitada de jornalismo de soluções e jornalismo literário, sem conflitos de interesse, que seja acessível nas telas dos celulares (principal meio de acesso à informação dos brasileiros). 

/apidata/imgcache/b4579e57e49be585de9255b628ffefd4.png?banner=postmiddle&when=1770018005&who=220

Nosso propósito é contar boas histórias, fiscalizar legislações, analisar dados e traduzir direitos à população, principalmente de quem vive em regiões periféricas. Interesse público é o nosso ingrediente principal. 

O desafio comum dos veículos independentes: ser financeiramente sustentável 

Não estamos em um país perfeito. As desigualdades sociais estão por todos os lados. Como cobrar para ter acesso à informação, quando ainda existem pessoas sem saneamento básico, sem dinheiro para comprar comida? 

A resposta é simples: não dá para limitar a informação apenas para quem tem recursos suficientes até para comprar o prédio de uma emissora de TV. É necessário buscar mecanismos que permitam apoio financeiro, entre eles, o diálogo sem conflitos de interesse com empresas sérias e dispostas a investir no primordial para uma sociedade: a informação. 

O Portal Esther de jornalismo ambiental é aberto para sugestões de pautas e, principalmente, para refletir sobre como melhorar a relação das pessoas com o meio ambiente. 

Vem conhecer mais sobre nós e alimente-se de informação!

Agradecimentos: a Deus, Fernanda Lara, David Felipe, Priscila Alves, Larissa Batista, Cristine Gentil e Vileide Soares.