Conheça a Praia da Barra Seca em Ubatuba (SP)
No território da Estância Balneária de Ubatuba existem 102 praias e mais de 20 ilhas. Entre elas está a Praia da Barra Seca. Ela não é tão conhecida como outras da cidade, mas oferece um ambiente familiar e mais tranquilo.
Praia da Barra Seca em Ubatuba, litoral de São Paulo (SP)
No território da Estância Balneária de Ubatuba existem 102 praias e mais de 20 ilhas. Entre elas está a Praia da Barra Seca. Ela não é tão conhecida como outras da cidade, mas oferece um ambiente familiar e mais tranquilo.
As águas desta praia são bem mais calmas, o que justifica a ausência de surfistas por lá. A cor também não chega a ser tão exuberante como o verde de outras praias da região, mas está apta para o banho de mar e oferece mais segurança às crianças.
Como é a Praia da Barra Seca
O acesso é feito pela BR-43 (Rio-Santos) e existem duas opções para quem vai de carro: estacionar em uma das poucas vagas públicas ou pagar por um estacionamento particular.
Em dias de grande movimento, como na alta temporada, não seja como São Tomé, quando falarem que a praia está cheia, é melhor acreditar que ir até lá, ter uma dor de cabeça para manobrar e realizar o retorno para voltar ao estacionamento pago. A média cobrada é de R$20 até às 19h, mesmo que você fique o dia todo ou só 1 hora.
A areia da Barra Seca é um misto de partes mais fofas e outras mais duras.
Estacionamento com preço fixo até às 19h na Praia da Barra Seca | Foto: Rosiana Alda
O que tem para comer na Praia da Barra Seca
Na entrada da Praia da Barra Seca, você encontra alguns quiosques, um pequeno espaço coberto para a música ao vivo (cobrada na sua comanda com pagamento opcional) e guarda-sóis disponíveis apenas para os clientes dos quiosques.
No quiosque Aconchego da Barra há algumas opções para quem é vegetariano, como a moqueca vegana, mas com um preço um pouquinho mais elevado que as outras opções.
As duas partes da praia
Na entrada, você vê os quiosques, mesas, cadeiras e guarda-sóis. No entanto, se quiser ficar em uma parte mais reservada, é só continuar a caminhada para o lado esquerdo, onde tem algumas árvores caídas.
O que fazer por lá
Como as águas são mais tranquilas, é possível andar de caiaque, remar de SUP (Stand Up Paddle), fazer a trilha da Praia Saco da Mãe Maria e se atravessar o Rio Indaiá chega na Praia do Perequê-Açu (mas, honestamente, achei essa praia desprovida de beleza).
Legislações
A Praia da Barra Seca é contemplada com o Rio Indaiá e o Manguezal Barra Seca. No entanto, a conscientização é o principal fator de preservação. Com o crescente acúmulo de lixo no ambiente, a prefeitura de Ubatuba criou a Lei nº 3733/2014, sujeita à multa a quem descartar resíduos incorretamente.
Além dessa legislação também tem a Lei Municipal 2910/2007, que proíbe som alto e a Lei nº 9.605/98, art. 50, que protege o manguezal.
Sobre Ubatuba
Carinhosamente chamada de Ubachuva em decorrência das chuvas contínuas, a cidade do litoral norte de São Paulo encanta turistas e moradores por suas inúmeras opções de contato direto com a natureza. São mais de 748 mil m² com algumas oscilações entre ambientes extremamente preservados com outros poluídos pela ação humana.
A cidade era território dos índios, especificamente os Tupinambás, mas assim como aconteceu em diversas regiões do Brasil, a população indígena reduziu drasticamente.
Ubatuba oferece atrações para todos os gostos e públicos, entre restaurantes, quiosques, bares e comércios em geral. Para os turistas, além das praias, tem a Ilha Anchieta, Obelisco, Marco da Paz, Praça da Baleia, o Letreiro da cidade, Casarão do Porto, Pico do Corcovado, Casa da Farinha, Barra dos Pescadores, entre outras.










